A Prefeitura de Goiânia trabalha na implantação de cerca de 200 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade. O projeto inclui a instalação de 280 quilômetros de rede de fibra óptica para garantir a conectividade dos equipamentos. Deste total, 188 km já foram executados. “Neste momento, a estrutura aguarda a instalação de energia por parte da Equatorial”, afirma o titular da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), Hemmanoel Feitosa, pasta responsável pelo projeto “Muralha Digital”.
São 48 km de fibra backbone 48FO, e 140 km de fibra distribuição 04FO. O monitoramento de cerca de 250 câmeras 360º será feito por diferentes pastas, a fim de garantir a segurança dos goianienses. O equipamento também será utilizado para acompanhar o BRT Norte – Sul, bem como vai auxiliar no controle de ações no trânsito e na segurança pública.
O gerente do Centro de Controle Integrado (CCI), Raphael Moreno, detalha que cinco câmeras já estão ativadas, sendo quatro localizadas no Parque Flamboyant, e uma na Rua 1.018. “Elas serão utilizadas pela Defesa Civil para monitorar nível de água da Marginal Botafogo, por exemplo, e outras áreas de alagamento”, afirma. O objetivo é reforçar a segurança dos prédios e aparelhos públicos por meio do constante monitoramento.
O projeto de monitoramento inclui os parques Macambira Anicuns, da Vizinhança, Bernardo Elis I e II, Vaca Brava, Cascavel e Flamboyant; praças do Cruzeiro, do Trabalhador, do Violeiro, Cívica, do Moreirinha, do Parque Amazônia, do Sol, Tamandaré, do Ipê, das Mães e Universitária.