Neste fim de semana começa uma nova temporada do TCR South America no autódromo Oscar Cabalen, em Córdoba. O campeonato passará pela Argentina, Uruguai e Brasil, com a última etapa sendo disputada no circuito Nelson Piquet, em Brasília.
Além do grande número de carros já confirmados para a temporada de 2023, a grande novidade para este ano é a chegada do TCR World Tour que correrá ao lado do TCR South America nas jornadas em El Pinar (Uruguai) e em San Luis (Argentina) em meados do mês de agosto.
Este ano também entrará em vigor o TCR World Ranking no qual os pilotos do TCR South America pontuarão em disputa por vagas no TCR World Final. Hoje, o melhor colocado no ranking é o argentino Fabricio Pezzini que aparece na 20ª colocação. Depois aparecem o brasileiro Raphael Reis na 35ª posição e o argentino José Manuel Sapag em 42º lugar.
O TCR South America inicia seu terceiro ano de história com recorde de montadoras envolvidas no campeonato oficial. A Toyota chega para concorrer com a CUPRA, Audi, Honda, Lynk & Co, Alfa Romeo, Peugeot e Hyundai.
Para esta temporada serão seis pilotos estreantes, sendo três brasileiros e três argentinos. Os brasileiros Galid Osman, Diego Nunes e Pedro Cardoso chegam da Stock Car, e Fabián Yannantuoni, Gonzalo Alterio e Diego Gutierrez são os novos representantes da Argentina.
Pilotos e equipes
O TCR South America conta com a presença das seguinte equipes: W2 Pro GP, Cobra Racing Team, Squadra Martino, PMO Motorsport, Alfa Racing, PMO Racing, Toyota Team Argentina, Scuderia Chiarelli e Paladini Racing.
No grid estão confirmados 21 pilotos de três países: Argentina, Brasil e Uruguai. O automobilismo brasileiro estará representado por: Raphael Reis, Galid Osman, Diego Nunes, Adalberto Baptista, Fabio Casagrande, Guilherme Reischl e Pedro Cardoso.
Já o automobilismo argentino será representado por: Ignacio Montenegro, Walter Hernández, Fabricio Pezzini, Gonzalo Alterio, Juan Pablo Bessone, Diego Gutierrez, Pablo Otero, Bernardo Llaver, Manuel Sapag, Juan Ángel Rosso e Fabián Yannantuoni.
Enquanto, o automobilismo uruguaio contará com a presença dos pilotos: Enrique Maglione, Juan Manuel Casella e Frederick Balbi.