Por Juliano Moreira
Há pouco mais de um mês, o Goiás esteve muito perto de anunciar a contratação do meia paraguaio Danilo Santacruz, de 27 anos. No entanto, a diretoria esmeraldina desistiu do negócio depois de tomar conhecimento que o jogador, antes de acertar com o clube goiano, já havia assinado um pré-contrato com o Rosario Central, da Argentina.
Leia mais: Goiás perde para o Bahia e segue sem vencer no Brasileirão Sub-20
Santacruz chegou a realizar e ser aprovado nos exames médicos necessários para assinar um vínculo com o Esmeraldino. Além disso, o atleta assistiu, em um dos camarotes do Estádio Hailé Pinheiro, a vitória do time alviverde contra o Goianésia, pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Goiano.
Em contato com o advogado de Danilo Santacruz, a reportagem da Bandeirantes apurou que o jogador está livre para assinar com qualquer equipe. Isso porque a Fifa emitiu um comunicado oficial ao representante do meia, dando a ele a permissão e a liberdade para acertar com qualquer clube sem sofrer com sanções e/ou multas.
O documento emitido pela entidade máxima do futebol faz com que as declarações do time argentino, que alegava estar respaldado pelo vínculo acordado com Danilo Santacruz, sejam revogadas e não tenham validade. Sendo assim, o jogador paraguaio passa a não ter nenhuma ligação com o Rosario Central e retira qualquer responsabilidade ou prejuízo administrativo e/ou financeiro em caso de acerto com uma nova equipe.
O advogado de Santacruz explicou que o acordo firmado entre o jogador e o clube argentino foi feito de forma virtual, junto à Asociación del Fútbol Argentino (AFA), não havendo qualquer tipo de contrato de trabalho ou documentos oficiais relacionados ao Rosario Central. Além disso, o meia não havia assinado o acordo de forma manual, o que validaria o vínculo. Por esse motivo, a negociação se tornou passível de revogação.
Por conta da modificação dos valores acordados, do câmbio e do tempo de contrato modificado, Santacruz e seu advogado optaram por tomar medidas legais dentro do direito esportivo e das regras da Fifa para conseguir o distrato no acordo e a revogação imediata do pré-contrato. Desta maneira, o caso foi parar na esfera judicial, que deu causa ganha ao jogador.
Portanto, Danilo Santacruz está livre no mercado e apto para assinar com qualquer clube. O atleta tem sido sondado por clubes do Brasil, da China e da Coreia do Sul.