O espanhol Carlos Alcaraz precisou de quase três horas para vencer o italiano Fabio Fognini, na noite desta quinta-feira (23), e avançar às quartas de final do Rio Open. Alcaraz conquistou a vitória de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5), 6/2 e 6/4, em 2h47.
Alcaraz havia vencido Fognini na semifinal da edição 2022, quando conquistou o título. E neste ano, a história se repetiu. O primeiro set foi de muitas quebras de saque – oito -, e o italiano levou a melhor no tiebreak. No segundo, Alcaraz voltou melhor e logo abriu vantagem para na sequência empatar a partida. No set decisivo a juventude e boa fase do espanhol prevaleceram contra a experiência e talento de Fognini, vice-campeão do Rio Open 2014 e duas vezes semifinalista.
“Foi um jogo de altos e baixos, é um desafio enfrentar um jogador talentoso como Fabio. Eu comecei muito bem, quebrei o saque dele duas vezes e nesse tipo de jogo, com jogadores desse nível, não se deve perder as oportunidades que a conta chega depois. Foi um jogo bem longo e acho que no final estava um pouco melhor fisicamente. Estou muito feliz com a vitória”, disse o espanhol.
Alcaraz volta a jogar nesta sexta, para enfrentar o sérvio Dusan Lajovic, valendo vaga na semifinal. Lajovic derrotou o compatriota Laslo Djere, campeão de 2019, por 6/2 e 6/4. Em outro jogo pelas quartas, nesta sexta, o britânico Cameron Norrie, cabeça de chave número 2, enfrenta o boliviano Hugo Dellien, às 16h30.