Em comparação com o governo de Jair Bolsonaro — no primeiro mês de gestão –, os ministros do presidente Lula (PT) utilizaram mais vezes aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que os seus colegas do mandato anterior.
Os lulistas viajaram 43 vezes, ante 38 viagens de bolsonaristas — segundo registros do Comando da Aeronáutica, que foram analizados pelo site Metrópoles. Vale ressaltar que no governo petista são 37 ministros que compõe o governo; no governo Bolsonaro, 23.
Ainda de acordo com o site, os ministros que mais viajaram foram o da Fazenda, Fernando Haddad, com seis voos de Brasília a São Paulo (considerando ida e volta), e Alexandre Silveira (Minas e Energia), também com seis voos efetuados. Depois vem o do Trabalho, Luiz Marinho, com cinco voos. Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Flávio Dino (Justiça), Nísia Trindade (Saúde) e Margareth Menezes (Cultura) fizeram quatro, cada um.
Outros 23 ministros, além do vice-presidente, Geraldo Alckmin, que também é o titular do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, não usaram nenhuma aeronave da FAB.
Leia mais: Líder quilombola de Santa Cruz de Goiás é morto a tiros