A vereadora por Goiânia Sabrina Garcez apresentou nesta terça-feira (7) o Projeto de Decreto Legislativo 03/2023, que cria a Comenda Edson Rodrigues, a ser conferida às pessoas que se destacam na comunicação esportiva.
Pela proposta, a homenagem será concedida em sessão solene anual no dia sete de novembro, data em que se comemora o Dia do Radialista e cada parlamentar poderá indicar um nome para ser laureado.
Edson Rodrigues — que passou em diversos veículos e estava ultimamente na Rádio Bandeirantes Goiânia — faleceu em 26 de janeiro provocando imensa tristeza em fãs e colegas radialistas e do meio esportivo.
Na época, Sabrina, que também é comentarista de futebol, publicou mensagens de condolências aos amigos, familiares e fãs desse que foi um gigante do rádio esportivo brasileiro.
“O dia é de tristeza. O Brasil perdeu um de seus maiores talentos. Faleceu nosso querido e admirado Edson Rodrigues, que narrou jogos incríveis e encantou quem ama e acompanha o futebol. Estamos todos impactados pela dor dessa notícia.
Vá em paz, Edson Rodrigues”, lamentou a parlamentar.
Edson Rodrigues foi locutor por mais de 60 anos, tendo narrado mais de 4 mil jogos e 13 mil gols. Ele dedicou quase toda sua vida ao esporte, desde quando, ainda garoto, narrou a partida de handebol de sua irmã no autofalante da cidade.
“A locução de Edson foi revolucionária para o esporte, ele narrava cada gol com uma emoção capaz de ser sentida por cada ouvinte e gravada para sempre na memória”, cita Sabrina.
Na justificativa para aprovação do decreto legislativo, a vereadora aponta algumas narrações que, ainda hoje, são citadas pelos torcedores:
“O golaço de bicicleta de Fernandão na série B 1999, o chute alto e forte de Anailson para fechar jejum de títulos do Atlético-GO em 2017, a histórica virada para 5 a 3 do Vila Nova sobre o Goiás, no Goianão 1999, a desafiadora final nos pênaltis do Estadual de 1973, entre Vila Nova e Goiás”, pontua.
Com toda a história de Edson Rodrigues para a comunicação esportiva, carinhosamente apelidado como “monstro sagrado” e “melhor locutor esportivo do brasil”, Sabrina entende ser justa a criação da comenda em sua homenagem e a concessão para todas as pessoas que contribuem para o ramo, mantendo vivo o seu legado.
Leia mais: Regra do jogo: muda ou não muda o regulamento do Campeonato Brasileiro?