Por Juliano Moreira
A Federação Goiana de Futebol (FGF) apresentou uma novidade para a sequência do Campeonato Goiano. A partir desta terça-feira (7), a entidade testará a implementação do VAR Light, que é uma tecnologia televisiva para auxílio da arbitragem de campo. O primeiro jogo a receber o novo equipamento, que teve seu uso no Goianão aprovado pela Fifa, será o duelo entre Vila Nova e Inhumas, que se enfrentam às 19h30, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA.
Com uma aparelhagem mais enxuta comparada ao tradicional VAR utilizado nas competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o VAR Light possui uma captação das imagens feita em tempo real com um número de câmeras que pode variar entre quatro e oito, dependendo da estrutura da transmissão, que são espalhadas estrategicamente no campo onde as partidas serão realizadas.
Homologada pela Fifa, o VAR Light já é utilizado em outras modalidades esportivas, como o futsal. Esta será a primeira vez que o aparelho será usado em um jogo do Campeonato Goiano. Além de Vila Nova e Inhumas, o confronto entre Goiás e Goianésia, nesta quarta-feira (8), também contará com a nova tecnologia, que é disponibilizada pela empresa 2Live.
Uma das diferenças para o modelo já conhecido no Brasil é que, por contar com um número menor de câmeras, o VAR Light não traçará as linhas de impedimento. A checagem será feita apenas com as imagens. Além disso, a conversa entre o árbitro de campo e o árbitro de vídeo não ficará gravada. Ela acontecerá durante os jogos, mas não será gravada e nem disponibilizada após os duelos.
Leia mais: Felipe Vizeu não vai passar por cirurgia, mas tem lesão no joelho confirmada