Em 13 de janeiro de 2021, Maguito Vilela (MDB) teve a vida abreviada em decorrência de complicações da covid-19. O político, em outubro de 2020, foi escolhido pelos eleitores de Goiânia para assumir a cadeira de prefeito, com Rogério Cruz (Republiacnos) de vice.
Com um histórico de trabalho em Aparecida de Goiânia, onde foi prefeito, Maguito recebeu naquela cidade, nesta terça-feira (24), a homenagem com a inauguração de um busto em frente à Cidade Administrativa, que também leva seu nome.
A solenidade foi liderada pelo prefeito Vilmar Mariano (Patriota) e contou com a participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB); do vice-governador, Daniel Vilela (MDB; e dos ex-prefeitos Gustavo Mendanha (Patriota) e Ademir Menezes, além de familiares do homenageado como a viúva Flávia Teles, os filhos, irmãos e primos.
Segundo Vilmar Mariano, a iniciativa buscou eternizar o legado de Maguito na memória de cada cidadão aparecidense. O prefeito lembrou características pessoais, administrativas e políticas do homenageado.
“Momento histórico para Aparecida de Goiânia. Hoje, estamos homenageando um homem que tanto fez pela nossa cidade. Maguito deixou um legado que jamais será esquecido pela população aparecidense. Em seus dois governos, ele revolucionou o município com obras em todas as áreas, com diálogo ativo entre a classe política, representantes da classe produtiva e toda a sociedade”, enfatizou.
Filhos de Maguito, Miguel Vilela e Vanessa prestigiaram a homenagem ao lado da viúva, Flávia Teles; da irmã, Leila; da nora, Iara; e dos sobrinhos Leandro, Patrícia e Gabriela Vilela. A família se emocionou quando a Banda Sinfônica de Aparecida reproduziu parte das músicas prediletas de Maguito. Um dos temas tocados foi o jingle de sua campanha à reeleição como prefeito de Aparecida. Os versos dessa música anunciavam que Aparecida passava a viver um novo tempo, uma era de progresso.
Primeiro a discursar, o governador Ronaldo Caiado recordou que na vida política ele já esteve em lados opostos a Maguito. Porém, assegurou que sempre o respeitou como homem, figura política e administrador público.
“Já tivemos posições contrárias em campanhas eleitorais, mas sou um homem que reverencio a ética, a moral e transparência com que ele ocupou todos os mandatos. A homenagem na data em que ele estaria completando 74 anos de idade é um gesto do senhor prefeito extremamente compatível com a expressão política de Maguito Vilela. Este, para se ter uma ideia, é o primeiro evento público em que participo desde que fui submetido a um procedimento cirúrgico longo”, disse Caiado.
Vice-governador, Daniel Vilela destacou momentos da trajetória de Maguito enquanto prefeito de Aparecida.
“Todas as vezes em que entro em Aparecida, vem na memória momentos marcantes. Sempre ouvia ele falar que enquanto foi prefeito da cidade, foi o momento em que mais se realizou politicamente. Meu pai não foi um exemplo apenas na política: ele foi um exemplo como ser humano; um homem humilde, simples, desprovido de vaidades e que nunca sucumbiu aos anseios da sociedade”, sublinhou.
Já o ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha enumerou qualidades do seu antecessor e ressaltou que ele deixou um legado no município.
“Foi um homem pacificador, que sabia ensinar as pessoas não com palavras, mas com seus gestos e seus atos. Fiz questão de estar aqui para dizer o quanto Maguito foi importante para Aparecida de Goiânia e também o quanto foi importante para a minha vida”, disse.
Leia mais: Bolsonaro deve passar por procedimento cirúrgico quando voltar ao Brasil