O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), assina nesta quarta-feira (25), a ordem de serviço para restauração da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida. Inaugurada em 11 de maio de 1924, dois anos depois da criação de Aparecida, a igreja está localizada à Praça Matriz, na área central da cidade.
Para realização das intervenções foi realizado levantamento dos aspectos históricos, artísticos, ambientais e antrópicos que influenciam o estado de conservação da igreja, além das principais alterações e patologias do Monumento, com identificação de agentes e as causas que geram as alterações, possibilitando a construção de um modelo igualmente fiel as edificações.
O projeto estabelece a restauração das características físicas e construtivas e patrimoniais da igreja, observando o conjunto de elementos necessários à preservação da edificação, além de melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural e de conservação do Monumento. A igreja também vai ganhar novo sistema de sonorização e videomonitoramento.
Autorização do Iphan
Para execução das obras as propostas de restauração foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mediante Termo de Referência, que estabelece as exigências técnicas e a metodologia para contratação de Serviços Técnicos de Arquitetura e Restauração para o Monumento. A Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida está protegida por lei específica de tombamento federal por ser patrimônio cultural do município pela Municipal nº 564, de 16 de dezembro de 1985, inscrito no Livro de Tombo sob o nº 07/2019, de 19 de setembro de 2019.
Obras de restauração
As obras de restauração do Santuário e Paróquia Nossa Senhora Aparecida serão iniciadas ainda nesta semana. A previsão da empresa é de que as intervenções sejam executadas em até 12 meses, conforme estabelece contrato com a empresa licitada.
Durante as obras, as missas e demais atividades da igreja serão realizadas no Salão Paroquial e o prédio ficará cercado por tapumes.
As obras estão orçadas em R$ 1,5 milhão oriundos de emendas parlamentares dos deputados federais Professor Alcides e Francisco Júnior com contrapartida da Prefeitura de Aparecida.
Leia mais: Goiás alcança redução de 44,5% no número de homicídios dolosos, entre 2018 e 2022