O estado de Goiás terá novo modelo de gestão do transporte escolar em 2023, segundo informado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Transcolar Rural é um sistema de rastreamento da frota de ônibus por meio de georeferenciamento (GPS), com acompanhamento de rotas e quilometragem.
O sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já é adotado em Mato Grosso, Espírito Santo, Pará e Pernambuco, além de Minas Gerais. A principal vantagem, segundo a Seduc, é o aumento da segurança no transporte dos estudantes, já que os veículos podem ser monitorados em tempo real, por meio da internet.
Como o transporte escolar é operado em conjunto por estado e municípios, a ideia é uma parceria entre cidades e executivo estadual. “Agora precisamos da parceria com os prefeitos, porque temos alunos das redes estadual e municipal. Vou pedir uma audiência com a Associação Goiana dos Municípios (AGM) e com a Federação Goiana dos Municípios (FGM)”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
Outros benefícios do Transcolar Rural vão desde a otimização na utilização e economia dos recursos públicos, até a rápida identificação de intercorrências nos trajetos, o que facilita o acionamento de serviços de saúde e de segurança, em caso de necessidade. Hoje são atendidos mais de 50 mil estudantes somente de escolas públicas estaduais que moram na zona rural.
Leia mais: Aneel deve aprovar venda da Enel na próxima terça-feira (29), informa Caiado