Segundo time com mais títulos do Campeonato Mato-grossense, o Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense será o primeiro adversário do Vila Nova na Copa Verde. Fundado em 1949, o time da cidade de Várzea Grande já foi campeão do estado doze vezes.
Mas, no estadual de 2022 o desempenho da equipe foi ruim. O Operário não conseguiu se classificar para a segunda fase e ficou na oitava posição, apenas uma acima dos rebaixados para a segunda divisão. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Sampaio Corrêa por 2 a 1.
Na Série D, a equipe terminou na quarta colocação do grupo 5 e conseguiu a vaga para a segunda-fase da quarta divisão, mas acabou eliminado pelo Pouso Alegre-MG. O time mineiro conquistou o acesso e ficou com o vice-campeonato da Série D.
Na Copa FMF, o Operário ficou com o vice-campeonato. Na primeira fase, o time de Várzea Grande ficou na terceira colocação e no quadrangular final perdeu o título para o Nova Mutum. Mesmo com o segundo lugar, o Chicote da Fronteira garantiu vaga para a Série D de 2023.
Os dias que antecedem a estreia na Copa Verde estão agitados no Operário. O técnico Luciano Dias recebeu uma proposta e deixou a equipe. O preparador físico Robert Yoshio deve comandar a equipe para o duelo contra o Tigrão. O time base da Copa FMF deve ser utilizado na partida contra o Vila na estreia da competição.