A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa, nesta quarta-feira (20), a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. Neste primeiro momento, o imunizante é ofertado apenas a crianças imunossuprimidas dessa faixa etária.
Segundo a pasta, é necessário realizar o preenchimento de autodeclaração disponível no ImunizaGyn. Para esse público, estão disponíveis 71 salas de vacinas em todos os sete Distritos Sanitários de Saúde da cidade, com horário de funcionamento das 8h às 17h.
A vacina ofertada é a CoronaVac, que foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e liberada pelo Ministério da Saúde, com o envio de Nota Técnica aos municípios nesta terça-feira (19). O esquema vacinal também será com duas doses, e intervalo de 28 dias entre elas, conforme aprovação da Anvisa.
Para liberação de todas as crianças de 3 e 4 anos, a SMS aguarda o recebimento de mais doses para, assim, ampliar a vacinação. Em Goiânia, o público é de 38.665 crianças, sendo 19.304 com 3 anos e 19.381 com 4 anos.
Para vacinar
No ato da vacinação, os responsáveis devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação da criança, um documento, o comprovante de endereço, e a autodeclaração para crianças imunossuprimidas.
Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn, no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).
Leia mais: Vacinação contra sarampo está abaixo da meta, diz Ministério da Saúde