24.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

885 mil toneladas de entulhos são jogados de forma irregular em Goiânia  

45 mil toneladas são retirados por mês das vias públicas

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), divulgou neste sábado (18), balanço dos últimos 18 meses de gestão, onde foram recolhidos 885 mil toneladas de entulho, jogado em 125 pontos de descarte irregular. Esses pontos se localizam em 80 bairros e são mapeados com frequência semanal ou mensal, pela Companhia. São restos de construção civil, móveis em geral, animais mortos, galhadas de árvores e lixo doméstico. Para se ter ideia, no Jardim Gardênia, a Comurg chegou a retirar 240 toneladas de entulho em um único dia. No Três Marias, 180 toneladas. Outras 120 foram removidas no Perim.

Segundo a Comurg, por mês o órgão retira dessas áreas e demais logradouros públicos 45 mil toneladas de entulho, em média. “A falta de conscientização de uma minoria gera prejuízos ao meio ambiente, a população e também aos cofres da prefeitura. Por mês, o município gasta R$ 2,3 milhões com remoção de entulho. São R$ 51,45 por cada tonelada retirada das vias públicas”, comenta o presidente da Companhia, Alisson Borges.

“Para essas atividades, a companhia de limpeza utiliza maquinários como caminhões, pás carregadeiras e tratores, além de servidores que poderiam estar em outras atividades, como, por exemplo, na manutenção das praças e poda das árvores”, explica Alisson.

Solução

Para combater o descarte clandestino, a prefeitura realiza estudos para implantar mais 20 ecopontos na capital, em que o entulho deve ser deixado. Atualmente, a administração conta com quatro unidades que, até o fim de maio, receberam quase 60 mil toneladas de resíduos. Novos ecopontos serão criados até o fim de 2024.

Além disso, a prefeitura promove a coleta orgânica, seletiva e o Cata-Treco, que recolhe bens inservíveis por meio de agendamento. Nesse período de 17 meses, foram 36 mil toneladas de recicláveis e 77 mil unidades de bens inservíveis recolhidos pelo Cata-Treco.

Contato

Para solicitar os serviços da Comurg e conferir os endereços dos ecopontos, basta acessar o aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62)98596-8555, e teleatendimento (62)3524-8555.

Leia mais: Saúde confirma sétimo caso de varíola dos macacos no país

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -