Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Goiás (Abrasel) e pelo Sindicato de Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindibares) estima aumento de 30% no faturamento de bares e restaurantes no Dia dos Namorados, em relação ao mesmo período do ano passado.
O principal motivo é o crescimento na quantidade de clientes, que começa a ocorrer nesta sexta-feira (10), e vai até domingo (12), quando realmente se celebra a data. Ainda segundo essas instituições, a expectativa é que no domingo o faturamento aumente 100%, em relação a um dia normal. “Nossa expectativa é alta porque no ano passado ainda estávamos em um período crítico da pandemia”, avalia o presidente da Abrasel Goiás, Danillo Ramos.
Nessa conta entra, também, um saldo positivo na contratação de profissionais de eventos, conforme complementa o presidente do Sindibares Goiânia, Newton Pereira. “Como as pessoas buscam estar em um ambiente mais romântico, por conta da data, muitas casas também investem na contratação de serviços de decoração, música e ambientação”, acrescenta.
Nacional
Segundo a Abrasel Nacional, São Paulo, Fortaleza, Goiânia e Brasília são as capitais com as melhores expectativas em comparação a 2021, apresentando respectivamente um aumento de 50%, 45% e 30% no faturamento. No Sudeste do país, espera-se, em média, uma alta de 25%, com destaque para a capital paulista que espera ultrapassar em 50% os números do ano anterior. Rio e Belo Horizonte esperam 20% e 30% de aumento no faturamento.
Em algumas capitais do Norte do país, como Macapá, Rondônia e Belém, o aumento deve chegar a 25% se comparado ao ano passado. No Centro-Oeste, a expectativa é de 30% em relação ao ano anterior e sobre 2019, período pré-pandemia, também há otimismo, e projeção de 25% a mais no faturamento. Seguindo o restante do país, a região Sul também almeja aumento no faturamento de 15% comparado a 2019 e 25% em relação a 2021.