O secretário de Mobilidade de Goiânia, Horário Mello, afirmou nesta sexta-feira (13) que a pasta estuda implantar um sistema inteligente, por meio de tecnologia robótica, para modernizar os semáforos da capital. A medida visa desafogar o trânsito, com a utilização de câmeras que se comunicam entre si e liberam as vias conforme a intensidade de tráfego.
Em coletiva de imprensa, o titular da SMM apresentou resultados obtidos com a tecnologia empregada no setor, tais como a utilização de drones para monitoramento do trânsito. Segundo Horácio Mello, os equipamentos obtiveram resultados positivos. “O equipamento consegue entregar um resultado rápido de contagem de veículos, movimentação da via por carros, motos, bicicletas e pedestres”, disse.
Apesar de não utilizar os drones para multar, a tecnologia contribui com diversos propósitos. “A secretaria consegue saber se há a necessidade de uma fiscalização com blits, alterações de sinalização e criação de corredores”, explicou o secretário.
Maio Amarelo
A SMM também anunciou a realização da campanha “Maio Amarelo”, que conscientiza o condutor sobre os cuidados no trânsito. A campanha será lançada oficialmente em 14 de maio e o local escolhido foi o Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, localizado no Jardim Goiás.
Neste ano, o tema da ação envolve os pedestres. O foco será a conscientização sobre o uso correto da faixa de pedestres.
Mudanças no Jardim América
Os motoristas da capital devem ficar atentos pois uma série de mudanças está prevista para trânsito a partir de 14 de maio. As intervençõs estão concentradas no Jardim América, região Sul de Goiânia. Na primeira etapa, conforme informou a SMM, está prevista a mudança de sentido de vias, que passam a ser de mão única, além da criação de dois corredores do transporte coletivo e 3 km de ciclofaixas.
Outro serviços serão implantados na segunda etapa, que será voltada para a região da 44. A previsão é que as mudanças no local ocorram até setembro. Segundo a prefeitura, o projeto foi criado há mais de 7 anos pela então Secretaria Municipal de Trânsito (SMT).
Leia mais: Prefeitura de Goiânia adere ao plano para reduzir em 50% número de mortes no trânsito