29.8 C
Goiânia
sábado, 18, outubro 2025

Secretaria de Educação retoma programa para acelerar conclusão de Ensino Fundamental de alunos atrasados em Goiás

Cerca de 1,5 mil estudantes que estão com idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados terão a oportunidade de acelerar a aprendizagem e a conclusão do Ensino Fundamental

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai ofertar aos alunos matriculados no 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, com idade acima da compatível para a série que frequentam, oportunidade de conclusão dos estudos de forma acelerada.

A ação é parte da retomada do programa Aprender para Avançar (APA), lançado em 2019 e paralisado no ano seguinte pela pandemia da Covid-19. Desta vez, o programa será implementado em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Os estudantes que estão em distorção idade-série terão a opção de deixar suas turmas regulares e formar uma nova turma do APA. A turma multisseriada poderá concluir o Ensino Fundamental em 18 meses e, dessa forma, avançar para o Ensino Médio em 2024.

O início do programa será em maio deste ano, em 75 escolas estaduais. Aproximadamente, 1,5 mil estudantes devem aderir ao APA. A reorganização das turmas, que deverão ter entre 15 e 30 estudantes, é planejada pela Seduc, por meio das Coordenações Regionais de Educação (CREs), e pelas equipes gestoras de cada escola.

Objetivos do programa

O objetivo do Aprender para Avançar é garantir ensino de qualidade e de forma acelerada para alunos com distorção idade-série, combatendo a evasão escolar. Visa também alcançar a segunda meta dos planos estadual e nacional de Educação, de assegurar que pelo menos 95% dos estudantes concluam o Ensino Fundamental até os 14 anos de idade.

Segundo a gerente de Ensino Fundamental/Anos Finais da Seduc, Márcia Faleiro, hoje há cerca de 16 mil estudantes matriculados do 6º ao 9º ano da rede pública estadual que apresentam distorção idade-série. Em relação ao quantitativo total, esses alunos representam 8% dos estudantes. “Nossa intenção é abrir mais turmas de APA em 2023 e 2024 para alcançarmos a meta do PNE”, afirmou a gerente da Seduc.

Metodologia

Os alunos do Aprender para Avançar terão material didático específico e serão acompanhados por dois professores mediadores (o primeiro da área de Matemática e o segundo de outra área do conhecimento ou pedagogo). Enquanto o mediador I será responsável pelas aulas de Matemática e Ciências da Natureza, o mediador II estará à frente das áreas de Linguagens e Ciências Humanas. Todos os professores do programa vão passar por quatro formações no decorrer de 2022 e 2023.

“O professor do APA é um mediador do ensino. Ele não será um orador de aula, ele vai levar o estudante a construir o conhecimento, de forma ativa”, explicou a coordenadora da Fundação Roberto Marinho, Karen Lucena. A metodologia de ensino será baseada na integração de conhecimentos e contextualização de problemas do cotidiano. O cronograma será divido em quatro módulos que vão abordar eixos temáticos de construção da identidade, de protagonismo e de projeto de vida.

Experiências

O coordenador de projetos da Fundação Roberto Marinho, Ricardo Pontes, contou que a metodologia do programa Aprender para Avançar já foi aplicada em 10 estados brasileiros, desde 1998.

“Em todos os estados tivemos um feedback positivo. Os alunos não só concluíram e avançaram para o Ensino Médio, como foram impactados na vida deles. Esse é um projeto que muda a vida de muitas pessoas: do professor, do aluno e da família do estudante”, afirmou Pontes.

Leia mais: Moradores se assustam com tremores de terra na madrugada desta sexta-feira (16) no interior de Goiás

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -