Após dois anos de suspensão, a 19ª edição da Tecnoshow Comigo, a 5ª maior cooperativa de agronegócio do país, teve início nesta segunda-feira (4), em Rio Verde.
A feira teve suas apresentações interrompidas — nos últimos dois anos — por causa da pandemia da covid-19. Considerada a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil, a Tecnoshow segue até o dia 8 de abril, no Centro Tecnológico Comigo (CTC).
Participando da feira, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), destacou que a feira é uma grande oportunidade para aquecer a economia brasileira.
“Eventos como a Tecnoshow são exemplo de oportunidades para o desenvolvimento do agronegócio nos municípios, aquecem a economia local e contribuem para a modernização da agropecuária. Sabemos da importância da tecnologia para a agricultura e a pecuária, e temos que usar essas ferramentas para produzir e aquecer a nossa economia”, ressalta.
O chefe do Executivo goianiense disse ainda que a Tecnoshow é reconhecida internacionalmente e tem muito a contribuir para a economia.
“Goiânia tira muito proveito disso tudo, porque a cidade também trabalha para se tornar uma cidade inteligente. Então, estamos aqui para ver de perto tudo que a tecnologia tem a oferecer para o agronegócio e para outras áreas também”, pontua.
A 19ª edição da Tecnoshow Comigo traz como tema “Produtores alimentam cidades”. A feira oferece ao visitante 600 estandes de empresas, entidades e órgãos governamentais. No local, o público encontra as principais novidades em máquinas e implementos, palestras, dinâmicas, exposições de animais e plots agrícolas (áreas experimentais e demonstrativas). A estimativa é que quase 130 mil pessoas passem pelo local até a próxima sexta-feira, com projeção de negócios em torno de R$ 7 bilhões.
Em respeito à legislação vigente no estado, a sede simbólica da administração estadual foi transferida para o município, com a instalação, ainda, de espaços dos poderes Legislativo e Judiciário.
O governador Ronaldo Caiado afirma que a Tecnoshow é a maior escola hoje no país para formar e orientar os produtores rurais.
“A feira realmente mostra que o estado de Goiás, em parceria com os produtores rurais, trabalha para que esse setor esteja cada vez mais a recuperar as condições de levar renda e dignidade ao campo”, diz.
O presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antonio Chavaglia, ressalta que a expectativa é superar os números do evento anterior.
“É uma feira que evoluiu muito ao longo dos anos, e estamos aqui para mostrar a força da agricultura, em Goiás”, declara.
Participaram da abertura da Tecnoshow Comigo o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Freitas de Mendonça; o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira; presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), Joaquim de Castro, juiz Eduardo Álvares de Oliveira, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-G0), além de outras autoridades políticas e representantes do setor agropecuário.
Leia mais: Emater leva inovação, tecnologia e informação a produtores rurais na 19ª Tecnoshow Comigo