A Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCM) firmou, na manhã desta terça-feira (15), convênio com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), com isso permite aos guardas civis metropolitanos executar funções de fiscalização no trânsito da capital.
Em entrevista à Bandeirantes, o comandante da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCM), Wellington Paranhos, explicou que na vigência do convênio, os agentes poderão realizar blitzes em ruas e avenidas da capital.
“Sim, com certeza, esse convênio dá amplitude à nossa instituição. Tudo que o Código de Trânsito Brasileiro relata, a Guarda Civil vai fiscalizar. Lembrando que nós não vamos deixar de fazer nossa atividade policial”, explicou Paranhos.
Segundo o comandante, nas próximas horas deve ser divulgado no Diário Oficial do Estado o documento corroborando essa parceria entre os órgãos.
“Provavelmente deve ser divulgado no Diário do estado até amanhã. Hoje tivemos novamente com o presidente do Detran. E lembramos que todos os nossos agentes tiveram na formação aulas de lesgislação de trânsito e agora vão participar de uma qualificação”, pontuou.
Questionado pela reportagem quando essa fiscalização estaria sendo exercida, Paranhos destacou que a previsão é de que a partir de maio os agentes já estejam aptos para tal.
“Dando a trativa junto ao Detran e a qualificação dos nossos agentes, no outro dia eles já estão aptos a fazerem a fiscalização. A previsão é que antes do mês de maio fazendo, primeiramente, algumas blitzes educativas e consequentemente a fiscalização”, diz.
A prefeitura de Goiânia, em nota, ressaltou que o convênio tem o objetivo de estabelecer a cooperação dos partícipes na execução de procedimentos relacionados à aplicação da Lei n. 9.503/1997, cujo texto institui o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), delega e credencia as atividades de trânsito exercidas pelo estado.
Durante ato de celebração do convênio, participaram da cerimônia o presidente da CGM, Comandante Wellington Paranhos Ribeiro; o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva; vereador e presidente da Câmara Municipal de Goiânia, GCM Romário Policarpo; e presidente da Associação da Guarda Municipal de Goiânia, Makes Paulo.
Leia mais: Aparecida de Goiânia torna facultativo o uso de máscara, exceto em locais públicos fechados