Foi apresentado na manhã desta segunda-feira (14), em coletiva de imprensa, o Programa Moradia Goianiense pelo prefeito Rogério Cruz. O objetivo é viabilizar a casa própria para 15 mil famílias da capital.
Nas explicações, o prefeito pontua que o cadastramento virtual dispensa o deslocamento a uma das unidades do Atende Fácil e pode ser feito pelo site da Prefeitura de Goiânia ou aplicativo Prefeitura 24Horas.
Ainda de acordo com a gestão municipal, essa plataforma é resultado de parceria entre as secretarias municipais de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec). Com ela, o morador interessado em se cadastrar no novo programa municipal pode fazê-lo de casa, usando seu computador, tablet ou celular.
Em sua fala, Rogério Cruz lembrou que o objetivo é modernizar os serviços da prefeitura e, também, facilitar a vida do goianiense.
“Temos responsabilidade em viabilizar a casa própria aos mais vulneráveis, por isso, trabalhamos na modernização de nossos sistemas. O objetivo é construir uma Goiânia mais justa e igualitária”, pontua.
Cruz reforça, ainda, a necessidade de fazer um novo cadastro, mesmo para quem já havia se inscrito em programas anteriores.
“Para participar do Programa Moradia Goianiense, é necessário fazer um novo cadastro, uma vez que os antigos não são compatíveis com a participação no novo programa”.
A chefe de gabinete da Seplanh, Verônica Mansur, explica que o cadastro atualizado é necessário por ser uma modalidade de financiamento.
“O cadastro anterior é para modalidade gratuita, por isso, a pessoa interessada deve acessar o sistema e fazer uma nova inscrição”, informa.
Para as pessoas que forem realizar o cadastramento digital, é preciso ser feito pelo site oficial da Prefeitura de Goiânia ou aplicativo Prefeitura 24Horas. Os dados cadastrados serão, posteriormente, analisados pela Econômica Federal e, a partir da avaliação feita pelo banco, a prefeitura chama a pessoa interessada para iniciar o dossiê.
O Paço Municipal foi lançado em fevereiro deste ano, o Programa Moradia Goianiense vai viabilizar a construção de 15 mil novas residências na capital. As primeiras serão entregues — segundo previsão do Executivo — no primeiro semestre de 2023, com 256 unidades no Conjunto Vera Cruz. Nesta leva, as moradias serão construídas em terreno cedido pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com os governos estadual e federal.
O secretário municipal de planejamento urbano e habitação, Valfran Ribeiro, explica que “atualmente a maior dificuldade enfrentada pelas famílias é quanto ao aporte inicial do financiamento do imóvel”.
Para participar do programa, é preciso residir em Goiânia há, pelo menos, três anos, além de possuir renda mensal familiar de até quatro salários-mínimos. A previsão é que os investimentos municipais no Programa Moradia Goianiense nos próximos três anos sejam da ordem de R$ 450 milhões. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) e do tesouro municipal.
Passo a passo para cadastro
Aplicativo Prefeitura 24 horas
- Acesse o aplicativo Prefeitura 24 horas e faça o login. Caso não tenha uma conta, é possível se registrar.
- Após login, clique em “Serviços” e escolha o ícone “Programa Habitacional”.
- Clique em “Inscrição”, escolha o programa “Moradia goianiense”, confirme seus dados pessoais e preencha os campos em branco.
- Insira o CEP de sua residência e complete as informações do endereço.
- Preencha as informações referentes aos dados sociais.
- Tire uma foto do documento de identificação (RG ou CNH), com nome, data de nascimento e CPF, de forma nítida e legível.
- Aceite o termo de compromisso e finalize a inscrição.
- Um e-mail de confirmação será encaminhado para o endereço cadastrado.
Portal da Prefeitura
- Acesse o www.goiania.go.gov.br e clique no ícone “Programa Habitacional”, disponível na página inicial.
- Faça o login. Caso não tenha uma conta, é possível se registrar na hora, clicando em “Novo cadastro”.
- Após login, clique em “Incluir inscrição”.
- Escolha o programa “Moradia goianiense”, confirme seus dados pessoais e preencha os campos em branco.
- Insira o CEP de sua residência, complete as informações de seu endereço e clique em “Gravar”.
- Preencha as informações referentes aos dados sociais.
- Anexe uma foto do documento de identificação (RG ou CNH), com nome, data de nascimento e CPF, de forma nítida e legível.
- Aceite o termo de compromisso e conclua sua inscrição.
9.Um e-mail de confirmação será encaminhado para o endereço cadastrado.
Leia mais: Governo de Goiás encaminha à Alego projeto com reajuste de 10,16% a servidores estaduais