Diante dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, na Europa, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou na tarde desta segunda-feira (7), à capital polonesa, Varsóvia, uma aeronave para resgatar brasileiros que precisaram deixar a Ucrânia em virtude da guerra.
A KC-390 Millennium deixou o solo brasileiro às 15h30 desta segunda-feira (7) e tem programação para retornar ao país na próxima quinta-feira (10). A missão brasileira é a primeira desde o início da guerra com a Operão Repatriação.
Segundo a FAB, o avião levou 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo que são utilizados em locais de guerra.
A aeronave brasileira fará algumas paradas e deve chegar em Varsóvia na quarta-feira (9). Rússia e Ucrânia estão em ataques há 11 dias. O mundo inteiro assiste aos conflitos entre os dois países e teme por uma possível guerra nuclear, o que agravaria a situação em todo o planeta.
Segundo o governo russo, as tropas de seu país estão apenas buscando evitar o crescimento de células nazistas na Ucrânia, o que seria um perigo para o mundo. Há também o temor de a Rússia ser atacada por países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), já que é interesse da Ucrânia fazer parte desta organização.