Em entrevista à Bandeirantes, moradores da região da Chapada dos Veadeiros dizem que farão uma manifestação contra ação da Políicia Militar de Goiás (PMGO) que culminou com quatro mortes de homens de Colinas do Sul, na última quinta-feira (20).
Segundo as informações desse grupo de moradores, o protesto está marcado para as 16h deste domingo (23), na Praça dos Esportes na Vila de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás.
Um dos moradores que pediu à Bandeirantes que não divulgasse seu nome, informou que será um protesto pacífico, com cartazes e faixas pedindo justiça e providências das autoridades competentes. Na ocasião, em uma operação da PM, morreram Salviano Souza Conceição, Alan Pereira Soares, Antônio da Cunha dos Santos (Chico) e Osanir Batista da Silva (Jacaré).
Ainda de acordo com os moradores ouvidos pela reportagem, as mortes foram fruto de um crime premeditado e uma “execução a sangue frio”, já que não houve confronto com os policiais. Eles disseram também que Alan e Salviano foram mortos simplesmente por estarem no local no momento da ação policial, como queima de arquivo, argumentam.
Os moradores explicaram que em uma fazenda perto do local do suposto confronto havia uns cinco pés de maconha, apenas para consumo, que eles não eram traficantes e que tinham uma espingarda velha sem cartucho.
Foram 58 tiros de fuzil e pistolas de diferentes calibres por parte de policiais militares, disparos que acertaram os rostos das vítimas com indícios de execução, disseram à Bandeirantes.
Já a versão da PM diz que havia 2 mil pés de maconha (mais tarde corrigidos para 500), encontrados em um sítio na zona rural entre Colinas do Sul e Cavalcante. A ação foi feita por sete policiais: dois sargentos, dois cabos e três soldados.
Eles relataram ainda que a PM foi recebida a tiros. Os policiais teriam revidado e levado os feridos até o Hospital Municipal de Colinas do Sul. Ainda de acordo a PM, quatro revólveres, uma espingarda, além de drogas foram apresendidas.
Leia mais: Goiás começa a imunizar crianças com Coronavac nesta semana