Esquipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizam na capital o trabalho de pintura de meio-fio que já alcançou mais de 3,5 milhões de km durante a atual gestão do prefeito Rogério Cruz.
Para o presidente da Comurg, Alex Gama, o meio-fio é utilizado como contenção lateral das vias de tráfego, pavimentos, canteiros, jardins, passeios e estacionamentos. Segundo ele, uma boa sinalização ajuda aos motoristas evitarem acidentes.
“O meio-fio pintado pode evitar acidentes e demarca o limítrofe da responsabilidade do poder público e o dever do cidadão”, esclarece.
Alex destaca ainda que a pintura é um trabalho que requer atenção e dedicação dos trabalhadores.
“Apesar de ser um serviço aparentemente simples, requer constante atenção dos colaboradores para que todas as etapas sejam cumpridas, apresentando como produto final uma cidade mais bonita e com qualidade de vida para toda a população”, pontua.
De acorod com a pasta municipal, em 2021 a manutenção de meios-fios manteve média mensal de 223 mil quilômetros, com produtividade maior no período de estiagem. A Comurg explica também que a operação é executada dentro dos mesmos perímetros atendidos pela varrição de vias e logradouros públicos com destaque para o mês de janeiro e outubro, que somados alcançaram quase 1,2 milhão.
Em média, a companhia conta com 12 equipes especializadas nesse tipo de trabalho. Cada grupo conta com 6 colaboradores, caçambas, tratores, equipamentos manuais e cal virgem. A pintura é executada preferencialmente à noite, para não atrapalhar o trânsito durante o dia.
Com uma máquina projetada para agilizar o processo de pintura, chamada de Trapizomba, o maquinário tem capacidade para pintar até 40 metros de meio-fio por minuto e é rebocável por um trator de pequeno e médio porte.
Leia mais: Governo define rota alternativa por Colina Azul e determina plano de recuperação da GO-118