27.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Com 22 casos, prefeitura de Aparecida confirma transmissão comunitária da ômicron

Alessandro Magalhães diz que devido à alta testagem de Aparecida é que é possível mapear os casos da doença no município e assim combater o vírus

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A partir de agora já existe a transmissão comunitária da nova variante do novo coronavírus em Aparecida de Goiânia. A informação foi confirmada pela prefeitura do município, nesta segunda-feira (27).

Durante o fim de semana, Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) identificou 18 novos casos de covid-19 provocados pela variante ômicron, totalizando, desta forma, 22 registros em moradores da cidade.

A secretaria explica também que essa detecção foi possível graças ao Programa Municipal de Sequenciamento Genômico que tem feito a análise de amostras positivas da infecção para mapear a informação genética.

Secretário de Saúde, Alessandro Magalhães explica que a transmissão comunitária existe quando há casos de transmissão do vírus na população entre pessoas que não estiveram nos países com registro da doença nem tiveram contato com quem esteve.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, informa que, dentre os 22 pacientes, que são pessoas de 17 a 82 anos de idade, 11 já tiveram alta e 11 estão em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Central de Telemedicina.

A SMS destaca que apenas um paciente, entre os 22, precisou ser internado. Trata-se de um homem de 50 anos, diabético, que ficou 5 dias internado em uma enfermaria, mas já teve alta médica.

Alessandro Magalhães diz que devido à alta testagem de Aparecida é que é possível mapear os casos da doença no município e assim combater o vírus.

“Estamos focados em controlar a doença com ações de testagem em massa e vigilância genômica. Até o momento já realizamos mais de 409 mil testes RT-PCR padrão ouro. A testagem em massa possibilita o diagnóstico precoce, o rápido isolamento dos doentes e o monitoramento dos pacientes pela Telemedicina e pela Vigilância. Ao mesmo tempo, temos o maior Programa Municipal de Vigilância Genômica, que já realizou mais de 2.300 sequenciamentos”, destaca o secretário.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), evidências científicas apontam que a variante ômicron possui um índice de transmissibilidade maior que as outras, mas não há estudos comprovados sobre a sua severidade e nem sobre a resposta vacinal contra a nova variante.


Leia mais: Idoso morre dentro da Rodoviária de Goiânia com R$ 16 mil no bolso

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -