Desde abril à frente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), o presidente Alex Gama explica que os desafios na pasta são enfrentados com serviços que vinham dando certo da gestão anterior e apresentando novas metodologias da atual equipe.
Ainda de acordo com Alex, os trabalhos na pasta são feitos com planejamento para que os resultados aconteçam a contento da população.
“A execução da coleta necessita de estudo e planejamento prévios para maior eficiência. Buscamos manter o que estava dando certo, mas redimensionamos outros serviços, refazendo o mapeamento em busca requalificação”, esclarece.
Segundo a Comurg, é recolhida uma média diária de 1.200 toneladas de resíduos domiciliares. Em 2021, de janeiro a junho, foram recolhidas mais de 213 mil toneladas.
Já no segundo semestre, esse dado parcial até novembro — de acordo com a pasta — é de 181 mil, somando 395 mil toneladas de lixo gerado nas casas e nos pequenos comércios dos goianienses. A Comurg também fez o manejo de cerca de 6 mil toneladas das repartições públicas municipais.
Em explicação dos trabalhos das equipes da companhia à população, a coleta em Goiânia é realizada em três circuitos: segunda, quarta e sexta-feira; terça, quinta e sábado; e diário. Já os horários variam das 7h às 16h e das 19h às 4h. No total, são 133 circuitos que atendem todos os bairros da cidade.
Ainda de acordo com a companhia, as equipes iniciam o serviço em um dos 47 Pontos de Apoio (PAs). A partir do PA, servidores e equipamentos são distribuídos para execução de suas atividades. O cronograma é realizado sempre nos mesmos dias e horários, com isso cria um elo com os moradores habituando-os a colocarem os sacos de lixo somente nos períodos estabelecidos pelos trabalhadores da prefeitura.
A companhia esclarece também que a coleta orgânica recolhe apenas o lixo domiciliar orgânico. Os entulhos, poda de árvores, móveis, recicláveis, eletrônicos e pneus devem ser levados até um dos quatro Ecopontos Municipais. Caso sejam recicláveis, os cidadãos podem aguardar o caminhão da Coleta Seletiva. No caso de móveis e outros objetos reutilizáveis, as pessoas podem solicitar o recolhimento por meio do Cata-Treco, através dos telefones 623524-8500 e 9 8596-8555.
Foi inaugurada, recentemente, a Central Logística Reversa, na Av. T-14, Qd S9-A, Lt 09, Setor Bela Vista (antigo prédio da Secretaria Municipal de Trânsito, atual SMM), local em que é possível descartar aparelhos eletroeletrônicos.
Leia mais: Em balanço do primeiro ano de gestão, Rogério Cruz faz avaliação positiva das ações