Moradores da região do Garavelo, em Aparecida de Goiânia, participaram de mais uma edição do programa Assistencial Social Itinerante da prefeitura de Aparecida de Goiânia, no último sábado (11).
A ação — segundo a gestão municipal — tem como objetivo levar os serviços sociais para mais perto da população, principalmente famílias carentes que dependem de auxílios e programas sociais para garantir o sustento, proporcionando um espaço onde a população possa buscar atendimentos de forma mais rápida e gratuita.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha, destacou a importância dessas ações que têm a finalidade de ajudar as pessoas mais pobres.
“Muitas vezes as pessoas não têm condições de irem até um CRAS ou à sede da secretaria para solicitar um auxílio ou se cadastrar nos programas sociais que são fundamentais para a dignidade e qualidade de vida das famílias. Por isso, resolvemos, mesmo ainda sem a pandemia chegar ao fim totalmente, retomar o programa, levando a estrutura da Secretaria de Assistência Social para mais próximo das casas de quem realmente precisa. Esta é a segunda edição do ano e queremos fazer uma por mês. Garantindo assim o acesso de todos os aparecidenses de baixa renda ou que vivem em situação de vulnerabilidade aos programas de auxílio do governo federal”, comentou a secretária.
Segundo ainda a prefeitura, os moradores foram contemplados com os serviços de atualização do Auxílio Brasil; cadastro e recadastramento do Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas do Governo Federal – atendimentos e encaminhamentos para os CRAS e CREAS; emissão do passe livre e passaporte do idoso; e distribuição de mudas de árvores.
Já para participar do programa, chamado Tarifa Social, é preciso atender a uma série de critérios solicitados pela empresa no ato da inscrição: ter inscrição atualizada há pelo menos um ano no Cadastro Único (CadÚnico) e renda mensal menor ou igual a um salário mínimo por morador; ter inscrição atualizada há pelo menos um ano no Cadastro Único (CadÚnico), renda mensal de até três salários mínimos e ser ou morar com alguém que tenha doença crônica, cujo tratamento dependa de uso de equipamentos elétricos; ou ser integrante do programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O prefeito Gustavo Mendanha passou pelo local no início da manhã e parabenizou a secretária pela iniciativa e sobre as ações de muita importância para os moradores.
“São ações como esta que aproximam o poder público do cidadão. Por isso, temos, como gestores, estado sempre perto da população aparecidense, levando os benefícios e serviços necessários para que todos tenham a garantia de uma vida melhor e possam ser atendidos em todos os seus diretos. Aproveito para ressaltar que temos trabalhado diuturnamente na realização de atos e obras que beneficiem toda a cidade como a pavimentação de bairros, construção de praças, reforma de unidades escolares, implantação de câmeras de segurança em toda a cidade e muito mais. Tudo isso para que o aparecidense tenha ainda mais orgulho de viver aqui”, destacou o chefe do Executivo.
Leia mais: Presidente e ministros sobrevoam áreas atingidas pelas chuvas na Bahia