Com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) de Goiânia aderiu ao Plano pela Redução de Mortes e Lesõe no Trânsito (Pnatrans).
A solenidade ocorreu no Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), nesta quarta-feira (17). Segundo os organizadores, o propósito é reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2028.
O secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, e o secretário da SMM, Horácio Mello, estiveram no local representando a prefeitura de Goiânia. No encontro foram destacados projetos que estão sendo desenvolvidos pela SMM para priorizar o respeito e proteção à vida dos mais frágeis, como a implantação de motobox, faixas não semaforizadas e trabalho de educação de trânsito.
Horácio destacou a parceria da SMM com a Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio do projeto “Educação e Mobilidade”, que será implantado nas escolas da capital.
“Não há outra forma de mudar o trânsito, que não passe pela mudança de comportamento”, disse.
O Pnatrans é dividido em seis pilares e agrupa iniciativas que destacam áreas de atuação prioritárias, articulando desde o planejamento das vias até o resgate das vítimas. Para maior efetividade, sua formação envolve diversos órgãos governamentais da área de trânsito, transporte, infraestrutura e saúde, além da iniciativa privada.
Leia mais: Escola de Goiânia premiada pela Nestlé realiza semana com ações comemorativas