25.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Aparecida de Goiânia comemora 58 anos de emancipação política neste domingo (14)

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Aparecida de Goiânia celebra neste domingo (14) 58 anos de emancipação política. Neste tempo, a cidade viu o número de bairros crescer em 13 vezes, passando de 23 setores, no ano da emancipação, para 305 bairros na atualidade.

A conquista veio em 1963, quando a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sancionou a Lei nº 4.927 que emancipou o então Distrito de Goialândia, criando o município de Aparecida de Goiânia. A cidade garantiu aí, por exemplo, a liberdade para se autogerir e criar as próprias leis.

Além dos moradores pioneiros que clamaram pela emancipação, também foi determinante para a criação do município a atuação dos então deputados Iris Rezende e Olinto Meirelles. Eles ficaram marcados na história da cidade pela iniciativa de propor e articular, na Alego, a aprovação da lei que emancipava o município de Aparecida.

“Nós sempre homenageamos as figuras públicas que colaboraram para a emancipação política de Aparecida. Mas agora, especialmente, queremos enaltecer o legado do ex-governador Iris, que nos deixou esta semana. Ele foi um dos principais mentores da lei que emancipou o município, e, por isso, claro, merece todo o nosso reconhecimento pelo grande homem público que foi”, explica o prefeito Gustavo Mendanha.

Sancionada a lei, em fevereiro de 1964 o governador Mauro Borges Teixeira nomeia Licídio de Oliveira como primeiro prefeito de Aparecida. Mas logo em seguida veio o golpe militar, que culminou no afastamento de Mauro Borges do governo e na consequente mudança no comando da administração de Aparecida.

O então presidente da República, marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, nomeou como interventor do governo em Goiás o tenente-coronel Meira Matos. Como Aparecida de Goiânia era um município novo e representava o reduto de partido político contrário ao governo militar, foi nomeado para ocupar o cargo de prefeito o ex-combatente de guerra José Bonifácio da Silva, que governou até 31 de janeiro de 1966.

O primeiro prefeito de Aparecida eleito pelo voto direto foi Tanner de Melo. Desde então, o município já teve 11 prefeitos escolhidos democraticamente pelo povo. São eles: Tanner de Melo, Licídio de Oliveira, Elmar Arantes Cabral, Freud de Melo, José Fabiano da Silva, Norberto José Teixeira, Sebastião Lemes Viana, Ademir de O. Menezes, José Macedo, Luiz Alberto Maguito Vilela e o atual prefeito, Gustavo Mendanha.

“São grandes líderes que, cada um a seu tempo, contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade. Como prefeito e filho legítimo de Aparecida, quero honrar o legado não só dos ex-prefeitos, mas também daqueles que passaram pelo Legislativo, das lideranças comunitárias, dos pioneiros e de cada morador que contribui diariamente para o progresso do nosso município”, comenta Gustavo Mendanha.

Leia mais: Aparecidense empata com o Campinense e conquista título da Série D do Campeonato Brasileiro

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -