A Enel Distribuição Goiás informa que, até a manhã desta segunda (27), normalizou o fornecimento de energia para 85% dos clientes afetados pelas fortes chuvas registradas em Goiás no final de semana. A empresa afirmou ainda que, no momento, existem mais de 600 equipes em campo para normalizar a situação, totalizando cerca de três mil trabalhadores
Segundo a companhia, o número de equipes em campo dobrou para atuar nas ocorrências com mais agilidade, reconstruindo trechos da rede elétrica que foram destruídos pelos temporais. No momento, as cidades mais afetadas são Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Goianira e Bela Vista.
Também no fim de semana o Sistema de Captação João Leite, que abastece com água a região metropolitana de Goiana, ficou sem o fornecimento de energia elétrica o que comprometeu o abastecimento. Bairros de toda a Região Leste de Goiânia e da região dos setores Papillon, Santa Luzia e Vila Brasília em Aparecida de Goiânia registraram falta de água.
Por volta das 15h do sábado a energia voltou e o abastecimento foi retomado. Devido ao longo período sem fornecimento de energia, a Saneago informou que a normalização do fornecimento de água ocorre de maneira gradual, à medida que as redes e os reservatórios vão se enchendo novamente com a água.
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico em outubro as chuvas na região Centro-Oeste devem ficar em 57% da média histórica. Para essa semana a previsão é que temperatura não passe dos 36° C e a umidade do ar deve melhorar. Não há previsão de chuvas para os próximos dias.
Leia mais: Após 14 horas sem energia no Sistema João Leite, abastecimento é retomado