Com colaboração de Mateus Oliveira
A Prefeitura de Goiânia publicou um decreto nesta quinta-feira (10), autorizando o retorno de público aos estádios de futebol da capital. O texto assinado pelo prefeito Rogério Cruz, autoriza a realização de partidas de competições profissionais de futebol com a presença de público, desde que obedecidos os protocolos da Secretaria Municipal de Saúde.
O decreto determina que será necessário a realização de jogos-testes (autorizados pela Secretaria de Saúde) e lotação máxima de 1.500 pessoas por jogo, podendo chegar até 30% da capacidade máxima do estádio. Os testes irão servir de base para ajustar os protocolos que vigorarão nas partidas oficiais.
Além disso, está proibida a venda de produtos, bebidas e alimentos nas imediações dos estádios em que se realizam as partidas. Os clubes estão autorizados a organizar eventos testes com até 1.500 torcedores, seguindo as determinações da Secretaria Municipal de Saúde. O decreto não diz se será obrigatório apresentar cartão de vacinação contra a Covid-19.
Enquanto Goiás e Vila Nova, que disputam a Série B, já comunicaram que vão ao STJD buscar o direito de ter público em seus jogos como mandantes, em Goiânia, o Atlético Goianiense se alinhou com mais 18 clubes da Série A e só irão contar com o retorno dos torcedores assim que todas as cidades que recebem jogo da primeira divisão estiverem com a presença do público liberada. A medida visa isonomia e igualdade na competição. No momento, apenas o Flamengo, da Série A, tem liminar concedida pelo STJD e está autorizado a receber os torcedores.