O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lança 20 novos editais da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, cujos recursos a serem distribuídos somam quase R$ 40 milhões. A verba irá abranger cerca de 2,5 mil projetos do segmento cultural goiano.
As inscrições ao processo seletivo estarão abertas, a partir da próxima terça-feira (27), pela plataforma Mapa Goiano, no site www.cultura.go.gov.br.
Entra as áreas contempladas estão projetos de artes visuais, artesanato, audiovisual, arte feminina, pontos de cultura, circo, cultura popular, cultura kalunga e quilombola, crianças e adolescentes, dança, fomento à bibliotecas comunitárias e museus, festivais, direitos humanos, hip hop, letras, teatro e música, além de propostas focadas nas tradições, no saber goiano.
O chamamento para o certame foi elaborado pela Secult após reuniões com representantes do setor e realização de consultas públicas, que buscaram atender aos mais variados segmentos da cultura goiana.
Fomento
A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural foi criada pelo governo federal com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, bem como os espaços culturais brasileiros, no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19.
Em Goiás, foram lançados em 2020, pela Secult, três editais da lei, que beneficiaram mais de 1.530 projetos em todo o Estado. A maioria deles já está em execução.
Leia mais: Na cidade de Goiás, Caiado entrega revitalização do Palácio da Instrução e destaca resgate histórico