Integrantes da Coordenação do Grupo de Operações de Emergência e Saúde (GOE), da Prefeitura de Trindade, percorreram as seis barreiras sanitárias que foram instaladas para monitoramento de visitantes a dois dias do encerramento da Romaria Virtual do Divino Pai Eterno.
O grupo observa o êxito das abordagens e confere a redução do fluxo de pessoas e de veículos, que tradicionalmente era mais intenso nos últimos dias da festa.
O GOE já antecipa saldo positivo no trabalho, feito para evitar aglomerações durante a Romaria Virtual e, assim, impedir o aumento na transmissão do coronavírus, inclusive com entrada de cepas que ainda não circulam na cidade.
Cristiano Galindo, presidente do GOE, disse que o balanço é positivo na Romaria Virtual de 2021, com uma redução visível na movimentação. “Vivemos um misto de felicidade com tristeza. Ficamos tristes por não recebermos os romeiros de forma presencial, mas felizes porque no próximo ano teremos a maior Romaria de todos os tempos”, prevê ele.
Responsável pela Sala de Gestão Integrada do GOE, Rodrigo Bueno pontuou o trabalho incansável das equipes para a orientação das pessoas que ainda insistiram em vir em grupos para a Capital da Fé este ano.
Para sábado e domingo, os dois últimos dias, Rodrigo Bueno pediu aos fiéis: “Fiquem em casa, façam sua romaria de sua residência para que, no ano que vem, todos vacinados e com saúde, possamos realizar a maior Romaria da história de Trindade”, fazendo eco ao presidente do GOE.
Fiscais de vários órgãos municipais, policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros orientam os fiéis nas barreiras.
Muitos chegam sem saber que a cidade está sob um decreto municipal que proíbe a abertura dos principais espaços da Romaria, como o Santuário Basílica, hotéis, comércio informal, e até os eventos religiosos populares como os encontros de carros de boi e de muladeiros e cavaleiros. Todos são orientados a usar máscara, sob pena de multa.
Leia mais: Michelle Bolsonaro e Damares Alves visitam Goiânia para lançamento de projeto do governo federal