Na manhã desta terça-feira (29) o governo de Goiás inaugurou, em Anápolis, o Centro de Pesquisa e Educação Científica (Cepec) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). No projeto houve investimento de R$ 2,5 mi do Tesouro Estadual e da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep) — do governo federal.
O local será referência, segundo a instituição, para laboratórios que fazem pesquisas em várias áreas do conhecimento, por exemplo, do agronegócio, ecologia, física, química e ciências aplicadas. A UEG disse ainda que todos os alunos das redes municipal e estadual e particular poderão serão recebidos para diversas atividades práticas.
Ainda de acordo com a UEG, o Cepec tem nove salas para os laboratórios, três destinadas a gabinetes docentes, uma sala para estudos dos discentes dos grupos de pesquisa, além doutros ambientes.
O reitor em exercício da UEG, Valter Gomes Campos, disse que a partir de agora novos resultados positivos de pesquisas surgirão com essa nova instalação.
“Temos aqui pesquisas desenvolvidas para novos fármacos, para melhorar a combustão do biodiesel, em parceria com a Caoa. Tenho certeza de que teremos ótimos resultados a partir desse equipamento entregue hoje”, disse o reitor.
Foi divulgado também nesse mesmo evento, a formalização da compra da Fazenda-Escola da UEG de Ipameri, no valor de R$ 4,5 milhões. A venda ocorreu em 2018 pela prefeitura de Ipameri e teve o processo de negócios finalizado em 2021 pela gestão Caiado. A área adquirida é de 203,1641 hectares e será usada por graduações em engenharia florestal e agronomia, além da pós-graduação stricto sensu em produção vegetal. O local é destinado para ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica nas Ciências Agrárias.
Ronaldo Caiado destaca que pretende investir muito na área da educação durante seu governo, já que, segundo ele, esta é uma área muito carente em todo o país e que precisa de atenção dos governantes.
Leia mais: Prefeito Carlão da Fox assume a presidência da AGM para o biênio 2021/2022