A prefeitura de Goiânia informou no início da noite desta quarta-feira (26) que os trabalhadores aeroportuários começarão a ser vacinados a partir de amanhã, portanto, seguindo o PNI (Plano Nacional de Imunização).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o atendimento a esse grupo deve ser agendado pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Também nesta quinta-feira começa a vacinação dos trabalhadores da educação infantil, tanto da rede pública quanto privada. Ainda, segue a vacinação de pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, reforço da Astrazeneca em idosos a partir de 76 anos e a campanha contra a Influenza.
A secretaria explica que aeroportuários a partir de 18 anos devem agendar seu atendimento para o CSF Guanabara I no aplicativo Prefeitura 24 horas. Para se vacinar, é necessário providenciar documento com foto, CPF, comprovante de endereço e de atuação laboral (crachá, contracheque ou declaração da Infraero).
No casos dos trabalhadores que atuam na educação infantil, a partir de 18 anos, devem agendar o atendimento também pelo aplicativo. Neste grupo, estão apenas aqueles que atuam em escolas de ensino público e privado, excluindo cursos profissionalizantes, escolinhas esportivas, de dança e afins. Para vacinar, também é necessário levar a autodeclaração assinada (disponível pelo site da SMS) e comprovante de atuação (crachá, contrato de trabalho, contracheque ou carteira de trabalho). Aqueles que já tiverem cadastro pronto devem apenas atualizá-lo selecionando a modalidade de Educação Infantil, na qual atuam.
Para as pessoas com comorbidades, o atendimento segue, diz a prefeitura, por agendamento em 13 unidades de saúde, todas para pedestres. Os pacientes contemplados na estratificação, bem como a documentação necessária e endereços de atendimento podem ser visualizados pelo site da prefeitura.
E os idosos, a partir de 76 anos, receberão o reforço da AstraZeneca também nas seis escolas municipais, além da Área I da PUC para pedestres. Dois postos de drive thru (Estádio Serra Dourada e Shopping Passeio das Águas) também atendem ao grupo. O atendimento é direcionado para quem tem data de segunda dose marcada até 31 de maio. Para se vacinar, é preciso levar documento pessoal e comprovante da primeira dose. Não é necessário agendar.
Já para os trabalhadores da saúde, a partir de 18 anos e com vínculo empregatício em alguma unidade de saúde, são atendidos por agendamento no Shopping Cerrado. Além da documentação pessoal e comprovante de endereço, é preciso providenciar comprovante de atuação em unidade de saúde.
A prefeitura de Goiânia informa também que segue atendendo a população para a vacina da influenza. O atendimento para professores e idosos nas 55 salas de vacinação, Área I da PUC, Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada (drive thru). Sem a necessidade de agendamento.
Todas as informações acerca desse dia de vacinação para vários grupos em Goiânia podem ser acessadas no site da prefeitura.
Leia mais: O marqueteiro Carlos Maranhão tem morte cerebral