Após um ano de testagem para diagnóstico da covid-19, Aparecida de Goiânia se tornou a cidade goiana que mais testou a sua população até o momento. São mais de 257 mil testes realizados usando o RT-PCR, considerado o mais eficaz pela comunidade científica. Em média, a Secretaria Municipal de Saúde realiza sete mil testes por mês.
De acordo com a prefeitura, quando se testa o maior número de pessoas no município, seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), fica fácil para rastrear a doença e atuar no combate ao vírus.
O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) explica que somente o engajamento da equipe da saúde em buscar salvar vidas em Aparecida e seguir as recomendações da ciência é que foi possível chegar a esses números.
“Nossa prioridade, mesmo antes da pandemia, já era a Saúde Pública. Aí veio a maior crise sanitária mundial e nos mobilizamos rapidamente, desde o inicio, para proteger nossa população e salvar vidas. Então, à luz da Ciência, com muito planejamento e diálogo com a comunidade, decidimos deter a circulação do novo coronavírus com diagnósticos precoces da infecção e o isolamento, monitoramento e tratamento eficaz dos casos positivos”, explica o chefe do Executivo em Aparecida.
No no início da pandemia, em março de 2020, lembra Gustavo, a testagem era inexpressiva em quase todo o Brasil. Em Aparecida eram realizados apenas 15 testes RT-PCR semanalmente, número diferente dos sete mil de hoje. À época era a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) que fornecia às cidades goianas os testes. Um número baixo, considera Mendanha.
“Sabíamos que era muito pouco diante da ameaça que crescia vertiginosamente em todo o planeta e então contratamos um laboratório privado local e passamos a fazer 300 exames diariamente. De lá para cá, não medimos esforços para ampliar a testagem e hoje realizamos até 1.500 RT-PCR’s diariamente”, ressaltou.
O número de pessoas testadas até agora em Aparecida representa 45% da população, o que é considerado uma taxa confortável para as medidas de enfretamento à pandemia. O fato é lembrado pelo secretário de Saúde Alessandro Magalhães como referência para a cidade.
“Aparecida é referência não apenas em testagem ampla, mas também em monitoramento dos infectados, que são orientados e acompanhados pela equipe de Telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com exames laboratoriais a cada 48h, tomografia computadorizada e oxímetros que são emprestados para os pacientes levarem para casa”, acrescenta.
A Secretaria de Saúde informa ainda que os interessados em realizar o teste da covid-19, aquelas pessoas que têm sintomas da doença ou que tiveram contato com infectados, podem acessar o aplicativo Saúde Aparecida, com o número do CPF e Cartão SUS.
Leia mais: CPI na Câmara vai investigar suposto superfaturamento na compra de medicamento em Senador Canedo