A Prefeitura de Senador Canedo deve publicar ainda nesta terça-feira (02), um novo decreto estabelecendo medidas mais rígidas em combate a pandemia da Covid-19. O prefeito Fernando Pellozo (PSD), em entrevista à Rádio Bandeirantes, adiantou em primeira mão alguns pontos do decreto que, não segue as mesmas regras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e outras cidades da Região Metropolitana.
As novas mudanças, definidas em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, nesta segunda-feira (1º), alteram o horário de funcionamento de lanchonetes, supermercados e mercearias, que poderão funcionar das 6h às 20h. No decreto anterior, esses estabelecimentos estavam autorizados a funcionar até às 22h.
Bares e restaurantes terão permissão para funcionarem entre 11h e 20h, e fora desse horário, somente por delivery. Além disso, academias também não foram proibidas de funcionar, porém, elas terão horário de funcionamento limitado entre 7h e 17h. “Todas as atividades não essências, o comércio em geral, vai poder funcionar das 9h às 16h”, complementou o prefeito.
Serviço público, feiras e igrejas
Fernando Pellozo revela que o serviço público também sofrerá alterações. O funcionamento se dará com 50% da capacidade, além de revezamento por escalas. Já as feiras livres continuam autorizadas a funcionar, entretanto, com uma série de medidas, como distanciamento entre as bancas e proibição de consumo no local.
Outra mudança é em relação as instituições religiosas. As igrejas estão autorizadas a abrir somente no domingo, com limitação de 30% da capacidade. Segundo Pellozo, a atual situação da cidade em relação a pandemia da Covid-19, coloca a cidade em situação diferenciada em relação a outros municípios. “Diante desse quadro que a gente está vendo, vamos apertar as medidas de restrições, mas não vamos bloquear a cidade”, pontua.
Leitos de UTI
Outro fator apontado por Pellozo como determinante para a decisão, foi a quantidade de leitos que Senador Canedo tem atualmente. São 40 leitos instalados no Hospital de Enfrentamento à Covid-19 de Senador Canedo, sendo 25 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e 25 leitos de enfermarias. Outros dez leitos serão abertos em breve na cidade, cinco deles de UTI e cinco de enfermarias. “Nunca vai ser suficiente, principalmente se a população não nos ajudar tomando as medidas de precaução”, ressalta o prefeito.
O novo decreto com mais detalhes e outras medidas que deverão ser adotadas pelo prazo mínimo de sete dias em Senador Canedo, deve ser publicado ainda nesta terça-feira (02). De acordo com Pellozo, caso o quadro epidemiológico do município piore, as regras poderão ser modificadas.
Leia mais: Lockdown: Jataí fecha o comércio e restringe circulação de veículos e pessoas