Durante inauguração do Ipasgo Clínicas especializado em saúde mental, na manhã desta sexta-feira (22), o governador Ronaldo Caiado (DEM) informou que o Goiás receberá 140 mil doses da Vacina de Oxford, produzidas na Índia. O carregamento com o total de dois milhões de doses chega ao Brasil no final da tarde e passará por avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de ser distribuída.
De acordo com Caiado, as 140 mil doses serão aplicadas nas próximas semanas já que a segunda dose da vacina produzida pela AstraZeneca, só é aplicada depois de 12 semanas. Sendo assim, o país terá tempo para aquisição de uma nova remessa para aplicação da segunda dose.
A CoronaVac que, está sendo aplicada neste momento em todo o estado, necessita de aplicação da segunda dose em 28 dias, o que não permite que todas as 183 mil doses que o estado adquiriu sejam aplicadas neste primeiro momento de campanha de vacinação.
Campanha segue orientação do Ministério da Saúde
Segundo Caiado, a aplicação das doses segue a prioridade as orientações do Ministério da Saúde. Primeiro, aplicação em idosos que estão em casas de longa permanência, aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19. “Com a chegada da vacina vamos descendo o nível da idade das pessoas”, salientou o governador.
Outra informação revelada pelo governador durante coletiva de imprensa, foi o avanço das negociações entre o governo brasileiro e os produtores da vacina Sputnik V, a chamada Vacina Russa. Caiado comemorou a informação que “será mais uma opção para ampliação da vacinação em Goiás”, pontuou.
Leia mais: Gracinha Caiado entrega kits de higiene para pacientes de Manaus no HC