Durante o mês de Novembro, 121 munícipios deverão vacinar seus animais contra a raiva. Juntamente com o Governo de Goiás, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), alerta os pecuaristas para a obrigatoriedade da vacinação, simultaneamente contra a febre aftosa.
Devem ser vacinados ovinos, caprinos, equídeos, bubalinos e bovinos de até 12 meses de idade. Há uma projeção de que 5 milhões de animais serão vacinados.
A prevenção por meio da vacinação é a medida sanitária mais eficiente de controle. Vale ressaltar que após contaminação do animal não há tratamento e cura, ou seja, a letalidade é de 100%. A raiva dos herbívoros causa grande prejuízo social e econômico ao agronegócio brasileiro. É considerada uma das zoonoses de maior letalidade em Saúde Pública, provocando, principalmente, a morte de bovinos.
DECLARAÇÃO
A declaração de vacinação contra a raiva é obrigatória. A providência vai até o dia 7 de dezembro. Além dos animais vacinados, os pecuaristas precisam declarar também todos os animais existentes nas propriedades.
Saiba onde a vacinação é obrigatória no link abaixo.
https://www.agrodefesa.go.gov.br/images/imagens_migradas/upload/arquivos/2017-04/anexo-i–modificado–in-raiva-dos-herbivoros-1.pdf