Seminário discute agricultura sustentável em Anápolis

0

Acontece nesta quarta-feira o 6º Seminário Agroecológico – Semeando caminhos para a agricultura sustentável! O objetivo é incentivar os produtores rurais a ampliar o leque de informações e conhecimentos sobre o desenvolvimento, manejo e aplicabilidade da agricultura orgânica, o uso eficiente dos recursos naturais, o desenvolvimento da qualidade de vida, tanto do produtor rural quanto do consumidor. A organização do evento espera pela participação, que é totalmente gratuita, de cerca de 400 produtores rurais, estudantes, técnicos, pesquisadores, professores, dentre outros profissionais da área e demais pessoas interessadas no assunto. O seminário é das 8h às 12h, no auditório do Senac, localizado na Avenida Contorno, Centro, em Anápolis (GO).
A programação é composta por duas palestras. A primeira será sobre ‘Sementes crioulas e diversidade alimentar’, com o Professor Dr. Paulo Marçal Fernandes, da Escola de Agronomia da UFG. A segunda exposição será sobre ‘Minha experiência como produtor de alimentos orgânicos’, com o ator Marcos Palmeira, produtor de alimentos orgânicos, na Fazenda Vale das Palmeiras, no Rio de Janeiro (RJ). 
 De acordo com o Analista do Sebrae/ Escritório Regional Centro, Arildo Costa, o seminário busca incentivar ainda mais os produtores rurais que usaram a técnica e aplicaram o programa Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) em suas propriedades rurais. O Pais contemplou vários produtores rurais de baixa renda com um kit, sendo que, em Anápolis, cerca de 30 produtores rurais foram atendidos”.  “No kit”, continua ele, “estão os materiais necessários para à montagem da estrutura, que consiste em um galinheiro ao centro, uma horta ao redor e o sistema de irrigação por gotejamento”, completa Arildo Costa.
 Tecnologia Pais – Apoiada pelo Sebrae, a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) é um modelo de tecnologia que melhora a qualidade de vida de trabalhadores rurais, pois promove inclusão social e geração de renda para comunidades do campo. Suas técnicas de produção baseiam-se na preservação ambiental, evitam o uso de produtos ou ações que agridam o meio ambiente e aliam a criação de animais à produção orgânica.
 O principal objetivo é possibilitar o cultivo de alimentos mais saudáveis, sem uso de agrotóxicos, tanto para o consumo das famílias dos agricultores como para comercialização. Criado em 2005, o sistema é iniciado com a instalação de unidades PAIS nas propriedades rurais. Cada família recebe um kit com os materiais necessários à montagem da estrutura. A tecnologia beneficia aqueles que querem sair da produção convencional de hortaliças e frutas, por exemplo, para a produção orgânica.
 As palestras, segundo o analista Arildo Costa, “vão fomentar o trabalho agroecológico, ensinar técnicas eficazes e autossustentáveis, melhoria na produção e incentivar a comercialização do excedente, além de orientar os produtores que estão no mercado para enfrentar de forma mais planejada as adversidades e oferecer produtos de qualidade e com segurança alimentar”, completa Arildo Costa.
 As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800 e na loja virtual do Sebrae https://lojavirtual.sebraego.com.br/loja/.
Serviço
Evento: 6° Seminário Agroecológico de Anápolis – semeando caminhos para a agricultura sustentável
Data: 5/12/2018
Horário: das 8h às 12h
Local: auditório do Senac, Avenida Contorno, Centro – Anápolis (GO)
Inscrições: 0800 570 0800 | loja virtual do Sebrae: https://lojavirtual.sebraego.com.br/loja/

Comente

Please enter your comment!
Por favor, adicione seu nome