24.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

500 novos policiais penais foram nomeados em Goiás ao longo de 2021

Por conta da pandemia, os aprovados no concurso foram divididos em turmas de 50 alunos para participar do curso de formação.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), convocou ao longo deste ano de 2021, 500 policiais penais que passaram a compor o quadro de servidores da instituição. O novo efetivo foi aprovado no primeiro concurso público realizado na atual gestão.

A DGAP finaliza o ano com 4.304 servidores. Os novos policiais representam um aumento de mais de 10% no efetivo do órgão. Segundo o governo, a convocação dos aprovados foi escalonada para que todos cumprissem os procedimentos de formação, respeitando as medidas de prevenção e combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Diante das dificuldades da carreira, o diretor adjunto Aristóteles El Assal orienta que os novos policiais devem enfrentar os desafios com determinação. “As dificuldades fazem parte da profissão, mas o companheirismo e a união de todos fazem com que cada momento vire parte da história que cada profissional escreve dentro da DGAP”, diz.

Concurso e formação

O certame para contratação dos policiais penais contou com 54.563 inscritos. Os candidatos fizeram as provas no dia 24 de novembro de 2019, para lotação nas nove coordenações regionais prisionais do estado. Para assumir suas funções, os novos policiais penais precisam concluir o Curso de Formação da Polícia Penal.

Os aprovados foram convocados e divididos em turmas de 50 alunos para fazer o curso, cumprindo o distanciamento e os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Todos já concluíram a parte teórica da formação e as aulas práticas estão sendo ministradas para a 8ª turma. Os alunos das sete primeiras turmas já estão trabalhando em seus respectivos postos de trabalho.

O curso de formação é composto por 436 horas de aulas teóricas e práticas estabelecidas pela Escola Superior de Polícia Penal (ESPP). A formatura da primeira turma do Curso de Formação de Policiais Penais 2021 ocorreu em março, quando os convocados concluíram o curso tanto da parte teórica quanto da parte prática, na base do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE).

As demais formaturas ocorreram na sede administrativa da DGAP e foram prestigiadas por servidores penitenciários, policiais penais de grupos especializados, coordenadores regionais, gerentes e superintendentes da DGAP, representantes das forças coirmãs, do Poder Judiciário, da OAB e outras autoridades. 

Presença feminina

No edital do concurso ficou determinado que 10% das vagas seriam ocupadas por mulheres, que seriam lotadas na Região Metropolitana de Goiânia, Norte, Sudeste, Sudoeste, Noroeste, Nordeste e Centro-Oeste do Estado. 

As policiais penais Marcela Inácio e Taciane Leite foram aprovadas dentro destas vagas e já executam suas atividades profissionais no sistema penitenciário. Marcela atualmente está cumprindo ordem de missão na Gerência de Compras Governamentais e Taciane exerce suas funções na Unidade Prisional Regional de Edeia. 


Leia mais: Governo define rota alternativa por Colina Azul e determina plano de recuperação da GO-118

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -