Covid-19: 1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose atrasada

Data:

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada. O dado foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante um café da manhã com jornalistas, em Brasília. Segundo o ministro, a pasta vai divulgar uma lista, por estado, de pessoas que estão com a segunda dose atrasada. 

A complementação do esquema vacinal, ressaltou, será feita com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Aos que estão com a segunda dose atrasada, o Ministério da Saúde orienta que não deixem de ir a um posto de vacinação para completar a imunização.

Desde que começou a vacinação da população contra a covid-19, duas vacinas são aplicadas no Brasil: a da farmacêutica CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e a da farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz. No caso da CoronaVac, estudos apontam melhor eficiência quando a segunda dose é aplicada num intervalo de 21 a 28 dias. Já a vacina da AstraZeneca deve ter a segunda dose aplicada em intervalo maior, de três meses.

No encontro com os jornalistas, o ministro da Saúde cobrou disciplina e uso de máscaras por quem utiliza transporte público, como forma de evitar ainda mais a disseminação do novo coronavírus. Queiroga informou que haverá uma campanha nacional para prevenir a contaminação, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, mas lembrou que cabe às prefeituras disciplinar regras para trens e ônibus. Segundo o secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz, uma portaria conjunta com o Ministério do Desenvolvimento Regional deverá ser apresentada na próxima quinta-feira (15).

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Hemocentro de Goiás envia 150 bolsas de sangue ao Rio Grande do Sul

Remessa atende solicitação do Ministério da Saúde e reforça os estoques do Hemocentro do Rio Grande do Sul; Goiás já enviou 6.301 bolsas a outros estados desde 2022

UEG encerra inscrições para Vestibular de Medicina 2027 no dia 5 de outubro

Candidatos têm até 5 de outubro para disputar uma das 30 vagas do curso de Medicina em Itumbiara; taxa de inscrição é de R$ 180

Frente fria aumenta risco de temporais e ventos de até 70 km/h em Goiás a partir desta quinta 

Mudança no tempo começa nesta quinta-feira (1º) e pode provocar chuva, raios, ventos de até 70 km/h e eventual queda de granizo

Goiás reforça diagnóstico precoce e acompanhamento de mulheres com câncer de mama

Programa Goiás Todo Rosa reforça rastreamento, diagnóstico precoce e acompanhamento de mulheres durante a campanha Outubro Rosa